Crianças de 0-2 anos de idade
O primeiro dente geralmente nasce aos 6 meses de idade. Na maioria das vezes, este é o dente inferior anterior. O período de erupção dos dentes decíduos varia mais do que os dentes permanentes. Os 8 dentes anteriores (4 superiores e 4 inferiores) geralmente nascem aos 9-12 meses de idade.
Os dentes devem ser limpos assim que o primeiro dente erupcionar. Escovar os dentes do seu bebê com uma escova de dentes apropriada e com pasta de dentes com flúor (1000 ppm) tem provado ser a melhor proteção contra a cárie dentária. Crianças de 0 a 3 anos deve usar um pasta de dente com flúor no tamanho de um grão de arroz. As pastas dentais sem flúor não oferecem proteção contra a cárie dentária
Antes dos dentes erupcionarem, os pais podem usar uma gaze limpa e pequena ou um pano limpo e seco. Os dentes e gengiva são limpos para remover líquidos e detritos de alimentos. Isto pode ser feito antes de se deitar. Assim que o primeiro dente erupciona, uma escova pequena e macia pode ser usada para limpar todas as superfícies dentárias, dando uma especial atenção para os sulcos das superficies oclusais dos molares, para a gengiva e para a língua, usando a quantidade de pasta de dentes com flúor mencionada acima. Quando a criança tiver idade suficiente, os pais devem ensinar e encorajar a cuspir a pasta de dente. Enxaguar completamente não é necessário. Estudos mostram que a melhor proteção contra cárie é escovar e cuspir. Os pais devem sempre supervisionar a rotina de escovação dos dentes das suas crianças.
Se você não estiver usando mais do que um grão de arroz de pasta dental com flúor duas vezes por dia, é seguro se o bebê engolir a pasta. Esta quantidade pequena foi calculada para ser segura, mesmo para um bebê de 6 meses de idade. No entanto, é fácil limpar o excesso de pasta dental com uma gaze limpa ou com uma toalha enquanto você escova os dentes do seu bebê.
Consultar um dentista quando o primeiro dente erupciona ou no primeiro aniversário da criança é recomendado para ajudar na prevenção de cáries dentárias. Por quê? Porque desta forma o dentista tem a oportunidade de examinar a boca da criança e confirmar a normalidade do desenvolvimento bucal. Os dentes também são avaliados para lver a necessidade da limpeza. Isto proporciona ao dentista a oportunidade de aconselhar sobre prevenção e de realização do melhor plano de tratamento para o seu filho. Além de fornecer aos pais a chance de discutir práticas alimentares, dentição e hábito bucal. Se a criança é considerada com risco de cárie, o dentista pode aplicar medidas preventivas extras, como o verniz de flúor. O melhor plano é evitar que os problemas aconteçam ao invés de corrigi-los.
Muitos bebês desenvolvem cárie logo após o nascimento dos seus dentes, como discutiremos na questão 13. Quando existe este risco, uma aplicação de verniz de flúor realizado por um dentista pode tornar os dentes destas crianças mais fortes. Ao levar o seu filho para uma consulta odontológica no primeiro ano de vida, e a cada seis meses após esta primeira visita, ajudará o dentista a avaliar o risco a cárie. Aplicar verniz de flúor é um método fácil, seguro e muito eficaz para proteger os dentes do seu bebê. Quando a criança já tem cárie na sua fase inicial, uma aplicação do verniz de flúor a cada 3 meses pode impedir o crescimento da cavidade, e até mesmo reverter o processo. Converse com seu dentista sobre as necessidades de aplicações de flúor em seu filho.
Para aqueles bebês que não estão sendo amamentados, há um consenso geral de que um bom momento para desmamar o bebê é por volta de um ano de idade. Odontopediatras gostam de ver as crianças deixarem a mamadeira o mais rápido possível. Isto porque eles vêem um número alarmante de crianças com cárie na infância. Este tipo de lesão, que começa nos dentes anteriores, pode ser resultado do uso prolongado da mamadeira com leite adoçado, ou quando esta é dada ao bebê na cama. O mesmo pode acontecer quando o bebê toma líquidos doces diretamente do copo.
O desmame da mamadeira parece seguir dois caminhos. O primeiro é repentino. É uma abordagem. de “abstinência”. O segundo método é uma redução gradual do uso da mamadeira. Geralmente, ocorre durante o dia quando o bebê consegue beber no copo. A última e mais difícil retirada da mamadeira a ser descontinuada é antes de se deitar.
Os pais devem ter em mente que não é a mamadeira ou o copo que causam o problema. É o doce contido nas bebidas. Se seu bebê chupa a mamadeira ou o canudo do copo após a erupção dos dentes, o melhor a ser feito é colocar apenas ÁGUA nestes recipientes. Esta abordagem também ajuda a criar o hábito saudável de beber água ao invés de bebidas açucaradas.
Amamentação é a forma mais natural e saudável para nutrir tanto a mamãe quanto o bebê. É a forma ideal de nutrição infantil recomendada por pediatras e pela comunidade médica. Uma vez que nasce o primeiro dente do bebê, inicia-se a escovação duas vezes por dia com pasta dental com flúor no tamanho de um grão de arroz, e tenta-se minimizar a alimentação noturna. O leite materno tem açúcares que têm o potencial de iniciar a formação de cáries quando deixados na boca por um longo período de tempo. Bebês que têm dentes e são amamentados durante a noite, pode desenvolver cáries tão severas como aquelas produzidas pela amamentação de mamadeira.
A sucção é um instinto básico dos bebês. Ao longo dos anos tem havido inúmeros debates sobre a utilidade da chupeta. Os benefícios atribuídos ao uso da chupeta parecem compensar qualquer deficiência em crianças menores de 2 anos. Se isso ajuda a confortar seu bebê, então use a chupeta. Certifique-se de usar chupetas com borda grande que fica na parte externa da boca e com o bico em forma oval. Este tipo de chupeta é recomendada para a segurança e melhor desenvolvimento dental.
Durante muitos anos, pensava-se que o rompimento da dentição causava febre e doença em geral. A dentição foi culpada por muitas coisas! Pesquisas sobre problemas de dentição mostrou que algumas crianças ficam irritadas, babam mais e às vezes aparecem uma erupção cutânea facial. No entanto, para a maioria das crianças o efeito da dentição é dentes! É uma parte normal do desenvolvimento. Se o seu filho tem uma temperatura alta que o preocupa, é improvável que seja causado por dentição e você deve consultar um médico.
Muitos remédios têm sido sugeridos ao longo dos anos, porém não existe nenhum medicamento que possa ajudar. Anéis dentais demonstraram ser útéis para alguns bebês. A pressão ao morder parece aliviar algum desconforto, especialmente se o anel estiver gelado. Outra fácil alternativa é usar uma toalha limpa e molhada colocada no freezer que pode oferecer uma superfície macia e fria para o bebê ao mastigar. Os comprimidos para aliviar a dor e os medicamentos anestésicos locais disponíveis para este fim devem ser utilizados como último recurso.
Aproximadamente 1 em 10 crianças experimentam cáries dentárias antes dos dois anos de idade. Em certas comunidades esse número pode ser muito maior. A causa mais comum é quando um bebê é colocado no berço à noite com uma mamadeira com leite ou com líquido adocicado. O conteúdo da mamadeira une-se aos dentes durante toda a noite. Inicia-se o processo de formação da cárie dentária! O mesmo efeito pode ocorrer com uma chupeta adocicada. Em algumas circunstâncias, os bebês que são amamentados durante a noite por um longo período de tempo também estão em risco. A cárie dentária desenvolvidas por estas crianças tem um padrão típico. É geralmente evidente perto da linha da gengiva nos dentes anteriores superiors. Devido à idade dessas crianças, o tratamento torna-se um grande problema, e às vezes se faz necessário o uso de anestesia geral. Os pais precisam estar alertas e manter os dentes dos seus filhos saudáveis, escovando-os duas vezes por dia, com pasta dental com flúor do tamanho de um grão de arroz, assim que o primeiro dente erupcionar. Ocasionalmente, doenças ou algum outro distúrbio podem afetar os dentes em crescimento, levando a formação de um esmalte enfraquecido. Estes dentes podem cariar mais facilmente. Um exame dental no primeiro ano de vida da criança ajuda a identificar esses problemas, e permite que o seu dentista implemente medidas preventivas adicionais, como a aplicação profissional de verniz de flúor.
Algumas crianças rangem os dentes à noite. Este hábito chama-se bruxismo e não é incomum nos primeiros anos, especialmente nos períodos de crescimento de novos dentes. Sabemos que isso realmente preocupa os pais, mas raramente requer tratamento. Este hábito, geralmente é pequeno e só em raras ocasiões apresentará desgastes dentários significantes. Visitas regulares ao dentista permitirá avaliar o desgaste e estabelecer medidas preventivas para limitar os danos aos dentes.
Durante anos, a importância dos dentes decíduos foi subestimada. Uma vez reconhecida sua importância, os dentes permanentes melhoraram. As razões óbvias da importâncias dos dentes decíduos são: – mastigação, fala, e aparência. Além disto, os dentes decíduos conservam o espaço na mandíbula e maxilla para os dentes permanentes. Se os dentes decíduos são removidos antes do seu tempo natural, o espaço para os dentes permanentes pode ser perdido. Crianças que tiveram cáries em seus dentes decíduos têm muitas chances de ter cáries em seus dentes permanentes. Estabelecer bons hábitos que impeçam a cárie dentária nos dentes decíduos abre o caminho para uma vida com uma saúde bucal saudável.
Muitas crianças, infelizmente sofrem acidentes, que podem danificar a boca e os dentes. Uma ampla gama de lesões pode ocorrer. Os danos aos dentes decíduos podem ser de pouca preocupação, ou graves, onde os dentes podem ficar móvel ou serem removidos da cavidade bucal. As lesões mais graves podem causar danos aos dentes permanentes que ainda estão sendo formados. A quantidade e o tipo de dano depende da idade da criança, pois isso reflete o estágio de desenvolvimento do dente subjacente. A quantidade de lesão não será vista até que o dente permanente erupcione na boca. Uma consulta com o dentista logo depois da injúria é sempre recomendada, para avaliação dos danos (geralmente com raios x) e implementação de medidas necessárias para limitar os problemas.