MOBILE

Children 10+ years of age Para Português

Crianças de 10 anos ou +

À medida que os adolescentes iniciam o primeiro grau, eles começam a se tornar mais independentes, no que diz respeito aos seus hábitos diários e suas escolhas alimentares. Muitas vezes eles podem até comprar seus alimentos de forma independente. Este é um momento desafiador para impor bons hábitos no intuito de garantir uma boa saúde em geral. Para garantir que o seu filho adolescente continue a ter dentes e corpo saudáveis, deve-se:

  • Lembrar ao seu filho da relação entre bons hábitos de escovação com a saúde, com uma respiração agradável e com uma boa aparência. Escovar duas vezes por dia com pasta de dente com flúor, usar fio dental e fazer bochecho com flúor são ainda as melhores medidas para manter as cáries afastadas. Incentive o seu adolescente de uma maneira positiva.
  • Adolescentes tendem beber refrigerante ou bebidas energéticas. Embora a maioria saiba que soda não é uma boa fonte de nutrição, muitos são levados a acreditar que as bebidas energéticas são escolhas mais saudáveis. A maioria destas bebidas energéticas têm tanto açúcares como a soda, o que pode levar ao ganho de peso e obtenção de cáries. Lembre seu adolescente sobre o perigo de beber bebidas doces em uma base regular. Beber leite puro e água são sempre as melhores opções.
  • Como os adolescentes são capazes de comprar seus próprios lanches, é importante lembrá-los que lanchar batatas fritas ou doces frequentemente pode levar ao ganho de peso e obtenção de cáries. A obesidade é muito prevalente na nossa sociedade e uma boa nutrição é muito importante para se manter saudável.

Os hábitos alimentares e de escovação mudam à medida que as crianças crescem. O mesmo acontece com o risco de cáries. Durante exames odontológicos regulares, seu dentista será capaz de identificar se o seu adolescente está em risco, e continuará a recomendar aplicações de verniz de flúor, se necessário. Como regra geral, se o seu adolescente não está escovando os dentes consistentemente duas vezes por dia, ou não escova bem o suficiente, merenda várias vezes durante o dia, come ou bebe doces entre as refeições, já teve cáries nos últimos dois anos, está usando aparelhos ou retentores, está tomando remédios que torna a boca seca, ele/ela poderá se beneficiar com aplicações de verniz de flúor até mesmo na adolescência.

A gengiva ao redor dos dentes inferiores podem ficar vermelhas e, às vezes, sangram facilmente ao escovar. A principal razão para isso diz respeito à limpeza incorreta dos dentes e da linha gengival. Se os dentes não são retos, eles podem ser mais difíceis de limpar. A gengiva e os dentes precisam ser escovados regularmente por pelo menos duas vezes por dia com creme dental com flúor. Fio dental ajuda na limpeza, uma vez que o fio dental é utilizado entre os dentes e remove a placa das áreas que a escova não alcança. Os pais e as crianças podem dizer quando a gengiva está ficando mais saudáveis uma vez que o sangramento diminui e a gengiva ficam cor de rosa. Uma situação especial que deve ser mencionada é a chamada gengivite puberal. Esta condição pode persistir mesmo que a boca esteja limpa. Isto acontece devido às mudanças hormonais que ocorrem no corpo durante a puberdade. É geralmente uma fase passageira, e com a higiene adequada, a gengiva retornará eventualmente à cor rosa saudável.

Muitos adolescentes começam a bochechar de forma regular, porque eles se tornam mais interessados com a sua higiene pessoal. Uma escovação regular com pasta dental fluoretada que inclui a escovação da língua não deve ser substituída pelo uso de enxaguatórios bucais.  Ao usar enxaguatório bucal, é bom usar com flúor.

As crianças variam em seu desenvolvimento, o que leva a variação da época em que colocarão aparelhos nos dentes. Além disto, o tipo de tratamento que será realizado determinará quando o tratamento ortodôntico irá começar, e isso depende das necessidades individuais da criança e da cooperação com o tratamento.
A ortodontia pode ser realizada precocemente, quando há dentes decíduos e permanentes na boca. Às vezes, este é o único requisito. Ou, quando há necessidade de iniciar a primeira parte de um tratamento ortodôntico prolongado. Comumente, a ortodontia começa após os 10 anos de idade, quando os dentes permanentes já erupcionaram, podendo ser guiados para uma posição ideal. 

A decisão de extrair os dentes dependerá do diagnóstico ortodôntico e do plano de tratamento. Existem diferentes abordagens para o tratamento e o plano depende da mordida da criança e da quantidade de espaço necessário para acomodar todos os dentes. A decisão sobre a necessidade de remover os dentes será diferente para cada criança, e a sua melhor aposta é coordenar as opiniões de seu dentista com o seu ortodontista.

Uma radiografia panorâmica é um filme de raio-x tomado fora da boca por uma máquina que gira ao redor da cabeça. Este tipo de raio-x dá ao dentista uma visão completa dos dentes e das mandíbulas. Quando se trata de crianças, seu principal uso é examinar a dentição em desenvolvimento. O dentista pode ver a presença ou ausência dos dentes sem ter que tirar vários raios-x intra-bucais. É uma boa maneira de rastrear os problemas, mas não é adequado para diagnóstico de cárie dentária.

Limpar a boca durante o uso de aparelhos não é algo fácil de se fazer. Requer mais tempo e mais esforço. O dentista deve instruir o paciente com o cuidado bucal em casa da seguinte forma:

  1. A escovação exige uma escova dental padrão para limpeza regular e uma escova dental especial (escova com pequenos e finos tufos) para limpar ao redor do aparelho.
  2. Especial fio dental que permitam a limpeza entre os dentes que não pode ser limpos devido a presença do fio ortodôntico.
  3. Bochecho ou gel com flúor deve ser usado diariamente porque as crianças com aparelhos são mais propensas ao risco de cárie dentária.

Esteja muito alerta com a higiene bucal e dieta enquanto estiver usando aparelho! Nada é mais decepcionante para as crianças, para os pais e para os dentistas do que ter que lidar com problemas gingivais e cáries dentárias ao remover o aparelho.  

Os sisos ou os terceiros molares podem nascer aos16 anos de idade, mas geralmente a sua erupção ocorre vários anos mais tarde. Esta pergunta ocorre devido as histórias escudatas sobre os problemas que o siso pode gerar. Estes problemas estão muitas vezes relacionados ao espaço inadequado na parte posterior da cavidade bucal para permiitr o crescimento destes dentes. Como resultado, os sisos só erupcionam parcialmente, tornando a limpeza adequada muito difícil. A gengiva ao redor dos dentes tendem a se tornar infectada causando dor e inchaço, exigindo a remoção deste dente. Quando os sisos são removidos nestas condições a extração e a recuperação podem ser difíceis. Muitos adolescentes podem ter seus sisos sem problemas, e esta é a situação ideal. As condições que levam a problemas com estes dentes podem ser detectadas pelo seu dentista durante visitas odontológicas regulares. Uma vez que a cirurgia é mais fácil de ser realizada quando as raízes dos dentes não estão totalmente formadas, uma consulta ao seu dentista para saber as recomendações específicas para os dentes do seu filho é importante.

A tendência atual dos jovens em ter jóias faciais pode causar danos dentários. Piercings na língua, por exemplo, podem contribuir para a fratura dos dentes posteriores. Anéis no lábio podem ficar preso em roupa, podendo levar o dilaceramento do lábio A jóia precisa ser bem limpa já que muitas vezes esta se encontra em áreas de fácil infecção. Sempre que esses itens ou tatuagens são colocados na boca devem ser feitos sob as condições mais limpas possíveis.

Sign up to the e-Newsletter